sábado, 1 de dezembro de 2007

'Thriller' levava a dança a todos os lares há 25 anos

Com a ajuda dos videoclipes - que àquela altura haviam acabado de eliminar a idéia de estrelato via rádio -, Michael Jackson levou a dança a todos os lares, provocando um verdadeiro frenesi. Diante dele, até Fred Astaire tirava a cartola; os musicais da Broadway e as escolas de dança deram novas formas ao jazz, por sua influência; as crianças brincavam de imitá-lo, em casa; e nas ruas as pessoas deixavam de lado a febre lânguida das noites de sábado e adotavam seu ritmo percussivo e os giros indescritíveis, seu funk ao mesmo tempo leve e tribal.
O menino dos Jackson Five se nutriu de diversas fontes para executar seus passos magistrais: variações do jazz coreográfico, decerto, mas também elementos da dança street, se bem que muito estilizada, diz Oller. "Ele levava a dança da rua ao palco, a adaptava ao formato de espetáculo, algo que conhecia muito bem, e a incrementava". Uma das grandes inspirações de Jackson era Bob Fosse, o brilhante bailarino e coreógrafo que dirigiu Cabaré e O Show Deve Continuar.
Devido à maneira pela qual tomaram as pistas de dança em suas eras, se diz que Elvis Presley foi o rei do rock, e Jackson o rei do Pop. Mas enquanto Elvis sempre manteve um lado de roqueiro romântico, Jackson tinha mais contato com a vida das ruas.


La Vanguardia

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado