quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Resenhando...

Resenha do programa do dia 24/09
TEMA:
A construção do ídolo pop, a produção da sua imagem e a super exposição na mídia.

O programa apresentado no dia 24 de setembro teve como foco a construção da imagem dos ídolos pop e como a super exposição na mídia contribui para a ascensão e prejuízos de suas imagens. Para a discussão partimos do ponto de vista de quem produz essas imagens e quais são os elementos essenciais, neste sentido, destacamos o papel dos produtores musicais. Citamos algumas parcerias de sucesso no mundo da música como Quince Jones e Michael Jackson, e atualmente Timbeland, no qual, muitos artistas requisitam seus préstimos, como Nelly furtado e Justin Tinberlake, entre muitos outros.

A abertura ficou um pouco longa, diferente do habitual, porém apresentou de forma precisa o tema. A parceria foi entre Ítalo e Esther.
- Músicas – Back to Black; O vencedor; Full

Abrimos o bloco 1 falando exatamente do papel dos produtores de imagem, mostrando que precisa-se de competência para produzir uma imagem positiva e que condiz com aquilo que o artista quer ser ou se mostrar para o público. Usamos a metáfora do produtor como um diretor de cinema, aquele que reuni todo o material e depois os articula da melhor forma possível. Estiveram no exercício da locução Ítalo , João e Esther.
- Músicas – Hung up; Exercito do rap; Beautiful Liar

A passagem do bloco 1 para o bloco 2 foi marcado por trapalhadas, ninguém sabia qual o nome da música que tinha acabado de tocar que era de Helião e Negra Li “Exercito do rap”, nem ao menos Esther sabia, exatamente ela que trouxe a música e propôs tocar...Mas isso acontece. A informação foi dada por completo ao final do bloco pela própria Esther.

O bloco 2 foi comandado por Ítalo (a pessoa que escreve esta resenha), juntamente com Esther e João. Seguindo a trajetória do tema abordado, tratamos neste bloco sobre como se produz um ídolo por encomenda e citamos modelos de programas televisivos que tentam hoje construir estrelas do mundo pop, a exemplo do programa “Ídolos”. Destacamos também a importância e as conseqüências que a super exposição midiática pode causar na imagem de um ídolo pop. Enquanto que uns tentam brilhar e se destacar na selva pop, buscando acima de tudo sua aparição na TV ou nas rádios, outros têm sua vida devassada, escancarada e dessa maneira mostrando o outro lada da sua personalidade, o seu lado oculto.
- Músicas – I’m like a bird; Slave 4U;

No bloco 3 participaram todos, Ítalo, Esther, João e Thaís. Neste bloco falamos especificamente da decadência da imagem que alguns artistas da música pop sofreram, perdendo totalmente o controle da sua imagem e a mídia acabou por domina-la, ou seja, a super exposição, o sucesso fenomenal acabaram por denunciar seu lado mais sombrio, seu lado negro. Destacamos alguns exeplos clássicos como o caso de Michael Jackson, que esteve envolvido com acusações de pedofilia, Whitney Houston que viveu por muito tempo arruinada pelas drogas, e por fim o caso mais recente Britney Spears, que protagoniza constantemente escândalos, e é claro tudo acompanhado e registrado pelos holofotes. O som de Rita Lee com “Gita”, Whitney Houston “I Will Always Love You”; Christina Aguilera e Miss.Eliot “Car wash” animaram esse bloco.

Chegamos ao final do programa divulgando nosso blog, agradecendo os ouvintes pela audiência, fazendo um resumo rápido e completo do que discutimos discutimos durante a programação e fechando mais uma edição do Trilha Pop ao som da banda Luxúria com a canção “Ódio”.

É isso!!Até breve!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

quando eu vou deixar de ser o novo integrante? uhauhauha
vim aqui comentar que o aniversário do trilha pop está chegando e ouvi boatos de que teremos muitas surpresas!