quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Resenhando...

Resenha do programa apresentado no dia 07.10
TEMA:
A estética do vídeoclipe, como a imagem e a música se completam artisticamente.

Todos os apresentadores (Ítalo Richard, Esther Paola, Thaís Caribe e João Cappello), compareceram à transmissão do dia 07 de outubro no popular “Aquário Fusca”, apelido carinhoso da Rádio Facom, para mais uma edição do programa mais vibrante do rádio – Trilha Pop. Vou fazer um rápido comentário desse programa, pois como não conseguimos gravar, não tive como ouvi-lo na integra, portanto, não tive como identificar maiores problemas, principalmente quanto à técnica.
A abertura ficou por conta de Ítalo, tudo saiu nos conformes. Abrimos o programa ao som do hit que vazou na net e é o mais comentado do momento – “Gimme More” da ex-princesinha do pop Britney Spears.
No primeiro bloco Thaís Caribé abriu o assunto do programa, seguida de Esther e João Cappello que Introduziram o tema falando das raízes, dos antecedentes do videoclipe (cinema de vanguarda, década de 20). Foi destacado também os elementos básicos na produção do videoclipe (montagem, ritmo, efeitos especiais, os movimentos de câmera, etc), assim como a influência decisiva do canal pioneiro MTV (Music television) na disseminação e consolidação de novos gostos para as gerações seguintes.

O bloco 2 ficou sob a responsabilidade de Ítalo, Esther e João. Neste bloco falamos sobre os orçamentos milionários na produção dos videoclipes, principalmente os destinados aos artistas pop internacional, o clipe mais caro da história continua sendo o de Michael Jackson, “Scream”, com o orçamento de 7 milhões de dólares e levou onze dias para ser rodado. Mas, mostramos também o outro lado da moeda, um clipe não precisa necessariamente de uma quantia arrasadora de dinheiro para ser considerado excelente, para isso basta ter criatividade e usar a imaginação. Destacamos clipes famosos, simples em sua composição, mas ricos em imagem e inovação, exemplos dos clipes “O poeta está vivo” do Barão Vermelho, “Instinto Coletivo” do grupo O Rappa, e os clipes da banda mineira Pato Fu, presentes no DVD de clipes “Toda Cura Para Todo Mal”.

Esther, Ítalo e João apresentaram o bloco 3 e finalizaram o assunto “Estética do videoclipe”. Neste bloco destacamos o caráter promocional dos videoclipes, que funcionam como vitrines dos artistas pop. Levantamos a questão sobre o espaço dedicado ao videoclipe na MTV brasileira, que tem, cada vez mais, perdido lugar na programação. A constatação deste fato foi na premiação da edição deste ano do VMB (Vídeo Music Brasil), realizado no dia 27 de setembro, em que foram eliminadas as categorias divididas por estilos (Melhor clipe de Rock, Rap, Pop, Mpb...), além das categorias técnicas (Edição, direção e fotografia). É uma pena, até porque adoramos assistir a videoclipes.

Tivemos a primeira participação ao vivo, por telefone, de um dos nossos ouvintes, Wendell Moura, que estava curtindo o Trilha Pop em Nazaré pela internet. Foi muito legal sua participação, nós apresentadores ficamos muito felizes. Ele ainda bateu um papo com Esther, fez comentários sobre o programa e pediu a música “Promiscuss” de Nelly Furtado dedicando pra toda sua galera. Graças a Deus não tivemos problemas técnicos, tudo nos conformes...
Agradecemos a super participação de Wendell, e esperamos que ele continue curtindo o programa e participe mais vezes.

João finalizou o programa, destacando tudo que foi discutido durante a transmissão, agradecendo a todos pela audiência e a participação especial e inesperada de Wendell.

É isso! Até breve.

Obs: Wendell também colaborou com nosso blog, foi ele quem fez o desenho que ilustra o blog do Trilha Pop.

Nenhum comentário: