sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Grammy celebra seus 50 anos com Kanye West e Amy Winehouse como favoritos

O Grammy celebra no domingo (10) seus 50 anos premiando os melhores da música americana em 2008, entre quais se destacam dois favoritos, o rapper Kanye West e a cantora britânica Amy Winehouse, a quem os Estados Unidos negou o visto para participar da festa que acontecerá no Staples Center de Los Angeles.

Entre os brasileiros, Gilberto Gil, Céu e Bebel Gilberto concorrem na categoria melhor disco de world music. O ministro brasileiro da Cultura e seu "Gil Luminoso" disputarão com as conterrâneas Bebel Gilberto (por "Momento") e Céu (por "Céu"), junto com a cantora do Benin, Angelique Kidjo ("Djin Djin), e a canadense Loreena McKennitt ("An Ancient Muse").

West, com oito, e Winehouse, com seis, lideram o número de indicações para os Grammy deste ano. Mas Amy Winehouse "não cantará este ano na cerimônia dos prêmios Grammy", segundo informou The Outside Organisation, a agência que representa os interesses da artista.
"Infelizmente, seu pedido de visto para os Estados Unidos foi rejeitado pela embaixada americana de Londres", explica a nota. Winehouse, que fez sucesso em todo mundo com a canção "Rehab" e seu refrão que diz "não, não e não" à idéia de se internar num centro de desintoxicação, está passando por um tratamento em função de seu vício em crack, entre outras drogas.

A outra estrela de domingo, Kanye West, de 30 anos, foi indicado na categoria álbum do ano por seu terceiro CD, "Graduation", enquanto que Winehouse será sua principal adversária na mesma categoria com "Back to black".Amy Winehouse compete também na categoria mais prestigiosa do Grammy, o de gravação do ano, com por "Rehab", junto com Beyoncé ("Irreplaceable"), Foo Fighters ("The Pretender"), Rihanna com Jay-Z ("Umbrella") e Justin Timberlake ("What Goes Around ... Comes Around").

"Rehab" e "Umbrella" foram selecionados para competir como canção do ano, categoria que recompensa o autor, junto com "Before He Cheats", de Carrie Underwood, "Hey There Delilah", de Plain White T's, e "Like a star", de Corinne Bailey Rae. Winehouse também foi indicada na categoria de artista revelação do ano, junto com Taylor Swift, Paramore, Ledisi e Feist.

Os veteranos também estão presentes nas indicações, como o jazzista Herbie Hancock, o ex-Beatle Paul McCartney, os roqueiros de Bon Jovi ou o quase sexagenário Ozzy Osbourne. Também Bruce Springsteen foi indicado na categoria de melhor álbum de rock, com seu "Magic", competindo, entre outros, com o ex-integrante do grupo "Creedence Clearwater Revival", John Fogerty ("Revival"), e "Echoes, Silence, Patience and Grace", dos Foo Fighters.

Na categoria de melhor álbum de rap, "Graduation", de Kanye West, tentará vencer "Finding Forever", de Common, "Hip Hop is Dead", de Nas, "T.I vs T.I.P", de T.I., e "Kingdom Come", de Jay-Z.

Curiosamente, uma das categorias "menores" vai chamar muita atenção este ano, a de melhor disco falado, onde competem três ilustres políticos democratas: o pré-candidato democrata Barack Obama, o ex-presidente Bill Clinton e outro antigo chefe de Estado americano, Jimmy Carter.

As 50ª edição dos prêmios Grammy entregá o cobiçado Gramofone de Ouro a variadas 110 categorias, que vão da música clássica ao heavy metal, passando pela polca e música cristã.

Fonte: site UOL

Nenhum comentário: