sexta-feira, 29 de junho de 2007

DVD Toda Cura Para Todo Mal - Pato Fu


Parece que a banda Pato Fu quer curar todos os males mesmo, pelo menos o da mediocridade que ronda a indústria musical. O lançamento do DVD de videoclipes “Toda cura para todo mal rompe o óbvio, enquanto muitos recorrem a registros de shows, o Pato Fu nos enche os olhos com um DVD repleto de imagens fantásticas, resultado da criatividade dos criadores e diretores, que tiveram total liberdade para produzir. Encontramos trabalhos de diretores já consagrados como Hugo Prata , Jarbas Agnelli, Corrado Almada, todos eles já haviam trabalhado para o Pato Fu, e também outros artistas talentosos com vídeos bastante criativos como Gabriel Barbosa em “Amendoim”, Bill Meirelles “Estudar pra quê?”, entre outros.

O impressionante clipe “Anormal” abre a série, Jarbas usou a tecnologia motion capture para retratar os membros da banda em raio-x, música e clipe se encaixaram perfeitamente. A balada “Vida Diet” ganhou um ar obscuro, mas o que impressiona no clipe é a fotografia que é muito interessante e bela, as imagens ora ficam desfocadas, transmitindo aquela sensação de agonia típicas da canção, um clipe no melhor estilo Hugo Prata. O mais simples, porém o mais surpreendente de todos é “Agridoce” dirigido por Conrado Almada, o vídeo mostra Fernanda Takai em um fundo branco e derrepente começam a surgir manchas negras que vão aos poucos contaminando o ambiente, funciona como uma espécie de aura, transmitindo a mesma sensação que a música, de vazio, de dor, é como se todos esses sentimentos dominasse nossa alma e nos arruinasse por dentro, e como num grito de desabafo tudo voltasse ao normal, perfeito, lindo e emocionante. “O que é isso” do mesmo diretor, dá um show de criatividade, um jogo lindo de imagens em que ao abrir uma caixa vai surgindo outra e outra e mais outra...
Destaque também para os clipes “Simplicidade” dirigido por Marcelo Dante, tão bonito quanto a música vamos passeando por um belo cenário de fotografias. “Uh uh uh, la la la, ié ié!” criado pelo cartunista Laerte é engraçado e dançante como a música, parece que estamos dentro de desenho animado, em meio ao caos e a desordem o melhor remédio é se divertir, ir em busca da felicidade, e fazer as coisas acontecerem.

O DVD apresenta ainda um visual gráfico impecável, temos que destacar o trabalho de Denis Leroy, responsável pelo design. O menu é de uma beleza rara, cheio de sons e imagens que nos impressionam, além é claro de esconder algumas surpresinhas, como o vídeo alternativo de “Vida Diet” gravado por John e Fernanda em Tóquio em meio as ruas e aos japoneses. Os extras que totalizam 50 minutos nos proporcionam uma “overdose” de Pato Fu, prazerosa por sinal, estão presentes o making-of de gravação do cd, dos clipes “agridoce” e “anormal”, dos bastidores da turnê, além de ter um vídeo ao vivo de “Boa noite Brasil” com participação especial da cantora portuguesa Manuela Azevedo da banda Clã, videoclipe de “Noite Enluarada” do documentário “A pessoa é para o que nasce” e álbum de fotos tiradas pelo baixista Ricardo Koctus.

Chega!!!Agora todos precisam assistir ao DVD e se deliciar com esse trabalho que é inédito no país. Como o próprio Pato Fu fala nos agradecimento “um delírio que se tornou realidade”, nós é quem agradecemos esse ótimo delírio que hoje é presença nas prateleiras das lojas. Uma cura para a falta de criatividade que alguns artistas da música nacional estão inseridos e a anciedade que sentiamos para ver este trabalho tão bom.


Ítalo.

Apresentação



Finalmente o programa Trilha Pop da Rádio Facom ganha um blog, em quase dois anos de existência, os integrantes Ítalo Richard, Esther Paola e Thaís Caribé se mobilizaram para fazer um blog totalmente dedicado ao programa. Será um espaço para discussão de assuntos relacionados a cultura e a música pop, resenhas dos programas apresentados, novidades e muito mais...

Todas as terças a partir das 13 h na Rádio facom.